segunda-feira, 4 de julho de 2011

Será que podemos ter algo deste tipo em São Francisco do Sul???

     Em Joinville, estão criando uma Organização Não-Governamental para fiscalizar os gastos com o dinheiro público, ou seja, um Órgão sem vínculo partidário, onde entidades participarão para concederem suas contribuições, fazendo por vezes, a tarefa que muitos vereadores deveriam fazer, só que acaba não acontecendo devido aos interesses político-partidários.
     Aqui em São Francisco do Sul, precisaríamos de uma ONG que realizasse este serviço, para evitar que hajam tantos indícios de irregularidades presentes na Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e na Câmara de Vereadores, para isso as diversas instituições que estão à serviço da comunidade francisquense, deveriam se reunir, e fazerem algum trabalho que gere frutos de investigação, assim como o Instituto Ecociente faz há 3 anos em São Francisco do Sul; então, mobilizemos grupos de pessoas para a constituição desta ONG, será que conseguimos fazer???
     Fiquem com Deus e boa semana!!!

     Mateus.

______________________________________________________________

ONG fiscaliza gastos públicos em Joinville     

         Um pool de entidades representadas em Joinville vai implantar na cidade o Observatório Social, uma Organização Não-Governamental dedicada a exercer o poder que a Constituição permite a qualquer cidadão: fiscalizar os gastos públicos e o produto gerado pelos gastos. A principal linha de atuação da ONG local deverá ser o acompanhamento das licitações. No Brasil, já existem mais de 70 ONGs do gênero. A Univille é uma das instituições signatárias, além da OAB, Acij, CDL, Ajorpeme e sindicatos dos auditores fiscais federais e estaduais, entre outras entidades.
       “Queremos ter uma ONG independente, sem vinculação partidária, isenta e transparente, para ganhar a credibilidade necessária a seu pleno funcionamento”, enfatizou Javier Padilla, auditor da Receita Federal, instituição responsável pela iniciativa que deu origem ao movimento no País. “É um incentivo ao exercício da cidadania fiscal e deve criar novas variantes com o envolvimento da população”, comemorou o diretor do Fórum de Joinville, Davidson Jahn Mello.
         No dia 27 de junho, foi criado um grupo de trabalho que vai elaborar o estatuto da entidade e as linhas de atuação. O grupo, formado por 14 membros de sete organizações, vai até Maringá conhecer de perto a experiência com o Observatório Social da cidade paranaense, considerado modelo para o resto do País. Em Maringá, a ONG atua há sete anos. A previsão é que a ONG comece a atuar em seis meses.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Univille, http://www.univille.edu.br/, 28/06/2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário