domingo, 18 de setembro de 2011

Você é Contra ou a Favor à Federalização da Univille? Deixe seu comentário!

Ao Lado Enquete, perguntando se você, leitor do Blog, é contra ou a favor à Federalização da Univille, deixe aqui sua opinião, na Barra de Comentários...

Fique com Deus e Grande Abraço,

Mateus.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Entrevista com o Atual Presidente do DCE da Univille, Daison Colzani.

Abaixo, entrevista com o Presidente do DCE da Univille, Daison Colzani. O Blog procurou Daison, a fim de que sejam esclarecidos os objetivos da Chapa DCE é Pra Lutar! frente aos Estudantes e à comunidade, a fim de que os mesmos possam solicitar e colaborar a realização das propostas de campanha, eis a nossa tarefa!

Acompanhe a Atual Gestão do DCE através do Blog http://www.dceuniville.blogspot.com/

Na Esquerda da Foto, Daison Colzani, pedindo autógrafo para Esteban Volkov...
(Imagem Retirada do Facebook de Daison Colzani)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mateus- Primeiramente Daison, reitero meus parabéns a vitória da Chapa DCE é Pra Lutar, a qual ganhou com aproximados 40% dos Votos. Então conte um pouco sobre sua trajetória nas Reinvindicações Estudantis.

Daison- Iniciei minha militância no Movimento Estudantil por volta de 2002 através do Movimento pelo Passe Livre, na época eu ainda estava no 1º ano do ensino médio, mas foi a partir do 2º ano que comecei a participar de fato quando ajudei nas manifestações de março de 2003 contra o aumento da passagem que durante 4 dias paralisaram a cidade, para conter os protestos foi necessário força policial que com cacetes e porradas tentou calar os estudantes. No mesmo ano fui candidato a presidente do Grêmio Estudantil da Escola Gov. Celso Ramos, eleição na qual a chapa que fiz parte saiu vitoriosa, durante o ano de mandato nossa principal tarefa foi a defesa das bandeiras de luta do movimento estudantil inclusive lutas em conjunto com o DCE da Univille pela garantia de permanência dos estudantes na universidade. Em 2005 iniciei a graduação em Direito e no mesmo ano fiz parte da direção do DCE, na direção de cultura onde o principal papel foi de promover o CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte) e trouxemos peças de teatro entre outras atividades. Em 2006 fui Tesoureiro do C.A. de Direito, mas devido a problemas de ordem financeira não puder continuar a graduação. Mesmo sem estudar e não ter nenhum mandato em entidade estudantil permaneci nas lutas em defesa das reivindicações estudantis e este ano voltei a universidade e em conseqüência da participação no movimento estudantil ao longo desses anos e a partir de uma pauta de reivindicações lançamos a chapa DCE é pra lutar!

Mateus- Quais foram os motivos que lhe fizeram sair candidato à Presidência do DCE pela "Chapa DCE é Pra Lutar!" e discorra um pouco sobre a importância que seus colegas de Chapa tiveram na Chegada de Vocês ao Comando do DCE.

Daison- No momento em que iniciamos a discussão sobre lançar a chapa decidimos primeiro qual seria nossa plataforma política, o fato de eu ter sido candidato a presidente é resultado da discussão entre os membros da chapa, uma série de fatores foram levados em consideração dentre eles a minha predisposição a ser candidato a presidente.
            Quanto aos outros membros da chapa, todos se aplicaram muito e foram peças fundamentais para a nossa vitória e não só os membros efetivos da chapa, mas o leque de apoiadores que fizeram campanha e tornaram possível a nossa vitória. Sem sombra de dúvida em todos esses anos de Movimento Estudantil e de participação em Entidades Estudantis, essa é a equipe mais preparada e competente de que já fiz parte.

Mateus- A Chapa DCE é Pra Lutar é muito articulada, e cada um se empenha para realizar o serviço, pois gostam do que fazem; por ser deste jeito, há muitos membros que são Integrantes da Esquerda Marxista do PT, a qual é o segmento que o Vereador Adilson Mariano faz parte; como dentro, destas realidades, ser reafirmadas a independência partidária, com o DCE tendo como objetivo principal os direitos dos estudantes?

Daison- Na verdade eu diria que muitos membros é um pouco exagerado, pois dos sete integrantes da chapa três são militantes da EM (Tiago, Evandro e eu). O empenho que foi visto durante a campanha e que vamos manter durante nosso mandato é reflexo do acordo com as propostas que colocamos em nosso programa político, esse programa é quem garante nossa independência partidária, aliás, o PT surgiu das lutas, das greves, da defesa da classe trabalhadora, nós nos propomos a manter este combate. O nosso compromisso com o programa que divulgamos durante a campanha será mantido até o fim do mandato. Podemos citar como exemplo de respeito ao programa que defendo o próprio Vereador Adilson Mariano, que como é de conhecimento público é perseguido por suas posições que em vários momentos se chocam com a atual direção do Partido e o Executivo Municipal que a muito abandonaram as bandeiras historicamente defendidas pelo PT. Na prática a Esquerda Marxista tem demonstrado que sempre permanece fiel a aquilo que propõe em seu programa, seja através de um mandato de Vereador, sindicato ou associação de moradores e assim será no DCE da Univille.

Mateus- A Participação Estudantil no DCE, também é uma das metas da Chapa, como atrair os Estudantes a frequentarem o DCE e ativá-lo nas reivindicações?

Daison- O DCE da Univille tem sofrido um processo de desconstrução desde 2006, desta época até os dias de hoje tivemos um série de direções irresponsáveis que só fizeram avançar este processo, o resultado é que desde que assumimos a cada dia surgem novos problemas, todos fruto das gestões anteriores.
Para mudarmos isso precisamos reorganizar o DCE, primeiro fisicamente e em seguida politicamente. A primeira mudança é suficiente para trazer os estudantes para dentro do DCE e a segunda deverá consolidar isto. A mudança política é na prática colocar o DCE a par daquilo que toca os estudantes, é aquilo que precisamos discutir dentro da Universidade é colocar a nossa entidade novamente em atividade, novamente ativa.

Mateus- Terminando, parabenizo a Ética e o Bom-Senso muito clarividente em diversos membros da chapa, e deixo o espaço para dar uma mensagem aos estudantes e fazer as considerações pertinentes.

Daison- A eleição foi o primeiro passo, ficamos muito felizes pela confiança depositada em nosso programa, temos muito trabalho pela frente e estamos dispostos a lutar para que o DCE atenda as reivindicações dos estudantes da nossa Universidade.
Mas, não podemos deixar de esclarecer que o DCE não é só da Direção, o DCE é de todos os estudantes e por isso contamos com o apoio de todos, pois o DCE é pra lutar!